Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Restituição do ITBI: você comprou imóvel nos últimos 05 anos?

Pode ser que você tenha direito à restituição de parte do valor pago pelo ITBI. Confira!

Publicado por Leandro Fialho
há 2 anos

Em decisão proferida no mês de março deste ano, a 1ª Seção do STJ definiu que a base de cálculo do ITBI (Imposto sobre transmissão de bens imóveis) deve ser o valor declarado da transação pelo contribuinte, e não de outros valores estabelecidos pelo município.

Decerto que as prefeituras costumam estabelecer como base de cálculo para apuração do imposto valor diverso daquele informado pelo contribuinte. O que gera, na maioria dos casos, uma tributação superior àquela que deveria ocorrer com base no valor estabelecido no contrato de compra e venda.

A decisão do STJ estabeleceu que a base de cálculo do ITBI, que é o imposto que incide na compra e venda de imóveis, seja feito com base no valor da transação informado no contrato e declarado pelo contribuinte. Assim, a base de cálculo do imposto não pode ser outra senão o valor da compra e venda.

Isso porque, presume-se que o valor da transação, declarado pelo contribuinte, é condizente com o valor de mercado do imóvel. Sendo essa presunção afastada somente pelo fisco, mediante instauração de processo administrativo próprio, conforme estabelece o Código Tributário Nacional em seu art. 148.

Nesse sentido, é importante destacar que a mencionada decisão possui efeito vinculante, ou seja, condiciona as decisões dos juízes e desembargados de todo o Brasil.

Sendo assim, os contribuintes que compraram imóveis nos últimos 05 anos, a contar da data do pagamento do ITBI, possuem o direito de ingressar com o pedido de restituição do ITBI.

Contudo, a referida vinculação é apenas em relação ao Poder Judiciário, abrindo a possibilidade de que os municípios permaneçam praticando a utilização de valores preestabelecidos para o cálculo do ITBI.

Por essa razão, caso você identifique a ocorrência de tributação indevida, será necessário requerer na Justiça a restituição do valor pago indevidamente.

Como receber a restituição do ITBI?

Antes de saber como receber restituição do ITBI, é necessário verificar qual foi a base de cálculo utilizada para a cobrança do ITBI.

Para isso, basta verificar o valor lançado na escritura de compra e venda do imóvel e nos documentos de lançamento do imposto. Confira se a base para apuração do imposto foi o valor da transação indicado na escritura de compra e venda, se foi o valor venal do imóvel indicado na guia de IPTU, ou se foi algum outro valor de referência utilizado pela prefeitura.

Caso você identifique que o valor da base de cálculo foi diferente do valor da transação, você poderá requerer a restituição do valor pago.

Para isso, você precisará contratar um advogado para ingressar com a ação de repetição de indébito.

Se você quer saber como eu posso te auxiliar no seu caso, clique aqui e visite o site do meu escritório de advocacia. Temos uma equipe qualificada e experiente, pronta para te atender!

Até a próxima!

Mais artigos sobre o tema no meu blog: https://consultoriojuridico.com.br

Siga no Instagram: @leandrofialhoadvogados

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Imobiliário e em Direito Processual Civil
  • Publicações78
  • Seguidores94
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações405
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/restituicao-do-itbi-voce-comprou-imovel-nos-ultimos-05-anos/1657570529

Informações relacionadas

Leandro Fialho, Advogado
Artigoshá 10 meses

Divisão Amigável de Imóvel: Regularize a Partilha e Garanta sua Tranquilidade

Leandro Fialho, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Termo de declaração de vizinho confinante para ação de Usucapião

Leandro Fialho, Advogado
Artigoshá 4 anos

Quem é o dono das benfeitorias edificadas em um terreno?

Vinicius Mendonça de Britto, Advogado
Modeloshá 4 anos

NCPC - Competência do Juízo - Domicílio do Requerido

Diego Bastos Moraes, Advogado
Modeloshá 11 meses

Repetição de Indébito - ITBI

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)